MHA Engenharia no IFHE Rio 2017

  • 0
  • 14/09/2017

Encontro internacional da arquitetura e engenharia hospitalar

A MHA Engenharia marcou presença no IFHE Rio 2017, evento que aconteceu entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro no hotel Rio Othon Palace, em Copacabana – RJ. A IFHE Rio 2017 foi realizada pela Federação Internacional de Engenharia Hospitalar em conjunto com a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) e contou com a participação de arquitetos e engenheiros de todo o mundo, trazendo assuntos que resultarão em significativas contribuições para o futuro dos edifícios hospitalares.

Para enriquecer o Seminário Internacional, o sócio diretor da MHA Engenharia, Salim Lamha Neto, ministrou uma palestra com o tema “Planejamento físico – ferramenta para um desenvolvimento sustentável e seguro”. Sua fala ressaltou como as edificações de saúde possuem uma grande complexidade, pois são constantes as evoluções de tratamentos clínicos cirúrgicos, as alterações de equipamentos e a própria dinâmica da assistência pública e privada. Para que os edifícios possam atender de forma segura, sustentável, flexível e economicamente viável ao longo de sua vida, segundo Salim, é imprescindível uma abordagem multidisciplinar.

A apresentação destacou a visão e a importância do planejamento, do detalhamento adequado do projeto, da execução correta da obra e da contínua otimização da operação e manutenção. Abordou também a complexidade das instalações, com mais de 50 diferentes sistemas, e as soluções para minimizar seu impacto nos custos operacionais e ainda assim, ter flexibilidade para as novas tecnologias e expansibilidade para as demandas de mercado.

A principal função deste encontro foi a construção de uma Matriz de Decisões Técnicas e Projetuais com proposições fundamentadas nas experiências e contribuições dos representantes dos países participantes. Os resultados visam, sobretudo, a disseminação das boas práticas e experiências que possam ser reproduzidas nos distintos países interessados nos resultados a serem obtidos.